Vale a pena Investir em Ouro no Brasil?

Entre muitas maneiras de ganhar dinheiro fazendo negociações está a de investir em ouro. Ele é um dos metais que se pode conseguir uma segurança em crises de oscilação na bolsa e até como um investimento.
O ouro ganhou um grande destaque no investimento, um dos mais buscados. Para você ter uma ideia, chegou a render ganhos de 25% de investimento no mercado americano em 2020.

Econommia

Como Investir

Publicado em

ouro-2

Como é investir em Ouro

O ouro é tido como algo de confiança para proteger o seu dinheiro de problemas que podem surgir no mercado. Ele é conhecido como uma boa reserva de valor.

A busca pelo ouro tende a aumentar quando surge uma forma de aversão no mercado, fazendo com que as bolsas caiam e ele aumente.

Embora o ouro seja tido como fins de proteção, ele não paga nenhum tipo de dividendos. Ele é como uma moeda, seguindo as suas desvalorização ou valorização.

Alguns especialistas afirmam que é muito importante ter ele numa carteira, porque ele não cai na queda da BOVESPA. Dessa forma haverá uma proteção das quedas repentinas da Bolsa.

O ouro deve ser adquirido para uma proteção porque não é muito parecido com característica de investimento. Porém ele pode ser utilizado assim no Brasil das seguintes formas:

  • compra de ouro físico

  • aplicação em fundos de investimentos

  • negociação de contratos futuros de ouro na Bolsa

  • ações de mineradoras focadas em ouro.

Agora você precisa saber como esses meios de aplicação podem ser feitos no Brasil.

Compra de ouro físico

Essa é uma das maneiras de se fazer um investimento, para que isso aconteça deve ser feito fora da Bolsa (no Balcão). As empresas Ourominas, Parmetal e Carol DTVM são as mais comuns para essa negociação.

O modo de aquisição metal precioso passa por certos critérios na Ouro Minas como:

  • pode ser comprado por pessoas físicas ou jurídicas

  • a quantidade de compra mínima é de 1g

  • é pago em dinheiro no valor de até R$ 10.000, acima disso pode ser com transferência bancária

  • acima de R$ 50.000, é exigido RG, CPF e comprovante de residência

  • comprovantes de Imposto de Renda.

Cada empresa pode ter normas diferenciadas.

Aplicação em fundos de investimentos

Essa opção é de fundos de investimentos como índice (ETFs). Desde que passe por todo um processo de replicação e aplicação do ouro.

Para que todo o processo aconteça é necessário montar uma carteira feita de derivativos. Mas tudo isso deve ser feito de um modo que acesse contratos do ouro negociado na Bolsa de Chicago nos EUA.

Negociação de contratos futuros de ouro na Bolsa

Outro modo de investir é por meio dos contratos futuros, feitos na Bolsa de Valores brasileira. O objetivo aqui é a oscilação do preço futuro do ouro, fazendo aplicações com derivativos.

Ações de mineradoras focadas em ouro.

Nesse tipo de investimento, mesmo que seja de exposição indireta, é possível obter dividendos. Para iniciar esse negócio, deve ser comprado ações de mineradoras que estão ligadas à variação da bolsa.

Últimas Considerações

Investir em ouro é muito bom, conhecendo cada detalhe aqui apresentado. Dessa forma, é possível entender a compra para segurança financeira e os modos de entrar em um tipo de investimento.

O que achou deste conteúdo, foi informativo para você? Temos mais artigos na área financeira para te ajudar a entender muitas formas de investimentos.


COMPARTILHE

Resumo do Mercado